O que é Rebirthing

Uma inspiração de Leonard Orr

Rebirthing é uma técnica terapêutica onde a Respiração é a principal ferramenta de cura e de desenvolvimento pessoal, acessível a qualquer pessoa. É uma prática de auto-conhecimento e libertação, onde o ritmo em que a respiração é feita tem um papel fundamental.

O segredo da técnica desenvolvida por Leonard Orr, está no facto da circulação ser feita por via nasal, sem pausas, feita de forma controlada e harmoniosa, profunda e suave.

O método pode dissolver traumas, tensões, condicionamentos familiares e culturais. Trata-se de uma combinação de respiração circular ou energética, psicologia espiritual e purificação do corpo através dos elementos da Natureza. É sem dúvida uma ferramenta poderosa para a transformação do Ser na sua integridade.

 

A Respiração quando realizada de forma Consciente traz-nos benefícios para a nossa mente e corpo, trazendo bem-estar, saúde e energia para as nossas vidas.

É uma técnica que, com a sua prática regular, ajuda a libertar uma série de bloqueios quer emocionais, quer orgânicos, sobretudo para problemas que tenhamos de ordem psicossomática. É uma ferramenta poderosa para aprofundar o conhecimento acerca de si mesmo, promovendo uma autonomia no domínio da saúde e um desenvolvimento de expansão da sua consciência, permitindo percecionar factos que ocorrem na sua vida com muito mais clareza.

Através da Respiração Conectada, que é a base de todo o processo do Rebirthing, permite-nos focar a nossa atenção no movimento circulatório entre a inspiração e a expiração, movimento esse fluído e sem intervalos, formando um movimento circular relaxado.

Ao longo deste processo, vão surgindo sensações novas a cada instante, que podem ser físicas, emocionais ou sensoriais. A técnica permite ajudar a fazer emergir diversos padrões que nos bloqueiam, memórias que nunca antes surgiram na nossa consciência, emoções que são despertas e/ou outras questões que possam estar reprimidas na nossa mente e no corpo, vêm à tona e permite-nos assim integrá-la de forma organizada. A Respiração Consciente Conectada permite-nos fazer uma limpeza e arrumação interna; permite-nos reprogramar a nossa mente e criar emoções positivas para a Vida.

Reaprendendo a respirar, reaprende-se a estar conectados com o Mundo.

Os efeitos a longo prazo são muitos, já que a técnica permite a libertação de uma grande quantidade de toxinas e estimula os processos de auto-regulação do corpo, equilibrando o sistema como um todo. A sua prática frequente leva a uma considerável melhoria do sistema imunológico, endócrino, respiratório e circulatório, proporcionando mais vitalidade e disposição para lidar com desafios da vida.

 

Do ponto de vista emocional, propicia o término de padrões nocivos de comportamento e pensamento, que nos são muitas vezes inconscientes e muito limitadores na gestão de coisas simples do nosso dia-a-dia. Também propicia a revelação de medos e traumas que, sendo transformados internamente, permite-nos desenvolver uma melhor vivência e de entrega às experiências de vida, maior capacidade de concentração e equilíbrio emocional. Um bom trabalho de transformação estimula a aceitação de si mesmo e a identificação das qualidades pessoais, permitindo desenvolver a sua conexão com os vários aspetos da sua vida, pessoas com quem estabelece laços constantemente e ambiente que o rodeia.

© 2018 by InspiraDaMente

  • Black Facebook Icon